A ponte entre as áreas de Gestão e RH

A área de gestão – responsável pelo acompanhamento do planejamento e desdobramento do plano corporativo para os colaboradores – e a área de RH – responsável pela cultura organizacional, desenvolvimento de colaboradores, salários, remuneração variável, dentre muitos outros – tem muito em comum, mas principalmente o comprometimento com o engajamento de pessoas. Gestão e RH trabalham com processos diferentes, mas no final, um depende do outro. Por conta disso, uma excelente comunicação é fundamental para as duas.

 

gestão e rh

 

Como somar esforços em prol dos mesmos objetivos

 

A área de gestão é extremamente ligada ao alcance de resultados. É a responsável por conectar a visão da empresa à objetivos realizáveis em períodos corretos de tempo para a cada ano estar mais perto de alcançá-los. Enquanto isso, Recursos Humanos, como o próprio nome já diz, trata exclusivamente de pessoas. Então qual é o meio termo entre pessoas e resultados?

O objetivo final e o os desafios. Gestão quer que todos alcancem seus resultados para comprovar uma grande produtividade. RH quer o desenvolvimento dos seus colaboradores para gerar uma grande produtividade. Ambos tem o desafio de manter pessoas engajadas na companhia, alinhadas com a cultura organizacional e tem que contar com as ferramentas certas para isso.

 

Ferramentas processuais de Gestão e RH

  • Gestão de metas

As metas controladas pela área de gestão podem ser utilizadas para uma avaliação de desempenho rodada pelo RH que também mede as competências.

  • Remuneração variável

O pagamento de remuneração variável é de responsabilidade da área de Remuneração (caso a empresa tenha uma) ou principalmente do RH. Para tal, o RH precisa de certas informações obtidas do processo de gestão de metas: a apuração das metas, ou seja, a porcentagem de atingimento.

  • 9-box

A matriz 9-box, utilizada bastante em RH tanto para uma avaliação de potencial, quanto para um plano de sucessão também pode exigir informações de desempenho medidas pela área de gestão.

 

Melhorando a comunicação entre Gestão e RH

 

Já pudemos notar como Gestão e RH, resultados e pessoas tem tudo a ver. Para um processo organizacional acontecer, depende da informação do outro. Por isso, recomenda-se ambas as áreas estarem alinhadas quanto ao cronograma.

Por exemplo, a área de gestão precisa de informações mais básicas, como qual o cargo de cada pessoa, onde ela está em um plano de sucessão, para que possam estabelecer metas condizentes com isso e posicioná-las no planejamento estratégico. Já a área do RH precisa ter um bom timing de rodar a avaliação de competências para que no final que precisam montar uma matriz 9-box e pagar a remuneração variável, possam já ter os resultados de metas prontos.

Uma boa prática seria o acompanhamento de reuniões pelos profissionais de ambas as áreas, principalmente no final de anos fiscais, quando normalmente se roda a avaliação de desempenho. Para trabalhar em conjunto, ambas devem entender qual a importância dos processos e sempre lembrar do alinhamento com o planejamento estratégico e a cultura organizacional.

 

Por | 2018-02-23T11:00:29+00:00 23 de fevereiro de 2018|Blog|0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.